sábado, 19 de março de 2011

Dicas para evitar desbotamento dos cabelos coloridos

Aprenda a evitar que os cabelos coloridos de loiro, castanho ou vermelho desbotem e conheça alguns produtos que mantêm a cor dos fios bonitas por mais tempo. 

Quem já mudou a cor dos cabelos sabe como é difícil mantê-la bonita e viva. A cor conquistada no salão desbota com o tempo. "É natural que o pigmento da tinta vá se soltando dos fios. Cloro, vento, sol e a repetição de lavagens abrem as cutículas e desgastam a coloração", explica o cabeleireiro Rubem Souza, do Rio de Janeiro. Aprenda a dar vida longa às tonalidades e corrija a cor dos fios quando eles já estiverem desbotados. 

Para loiras 

Quem descoloriu ou pintou os cabelos de loiro pode enfrentar três mudanças de tom: o amarelamento, que é um processo natural e inevitável, o esverdeamento do verão, causado pela água de piscina ou do mar, e o esverdeamento provocado pela escolha da tintura errada por quem vai escurecer cabelos loiros. Neste último caso, a solução é procurar um profissional para acertar a cor. Os dois primeiros podem ser resolvidos em casa.usando o cabelo escuro é clareado, é comum que ele fique amarelado ou alaranjado depois de uma semana. "Isso é culpa do pigmento amarelado presente nos fios castanhos. Quando eles são descoloridos, esse pigmento é revelado, dando a cor amarelada ao cabelo", diz Giuliano Anacleto, diretor técnico da Ávora Cosméticos.

Segundo ele, para neutralizar esse pigmento, deve-se usar um pigmento da cor oposta, que pode ser violeta (quando o cabelo está amarelado) ou azul (para o alaranjado). Como? Existem vários produtos com esses pigmentos. E é simples: basta lavar os fios normalmente com o xampu ou usar as linhas de tratamento específicas para desamarelar o cabelo.

O ideal é aplicá-los uma vez por semana, mas se o cabelo estiver muito amarelado, pode-se usá-los em dias alternados, até que o amarelado diminua. O resultado aparece progressivamente. Em alguns dias, o cabelo recupera a cor platinada. Depois, é recomendado manter o uso dos produtos uma vez por semana, por prevenção. Como esses xampus costumam ressecar os fios, o ideal é hidratar após o uso.
Para ruivas e morenas
Quem escolhe as cores mais escuras de cabelo sofre com outros problemas. Os cabelos castanhos acabam ficando avermelhados ou desbotados. Já os vermelhos são os que mais desbotam. "O pigmento vermelho fixa menos e sai mais rapidamente que os demais", diz Giuliano.

Em ambos os casos, é essencial usar xampus e condicionadores específicos para cabelos tingidos, além de fazer hidratações semanais, para retardar o desbotamento.


Para as ruivas, o cabeleireiro Rubem Navarro, do Rio de Janeiro, sugere a aplicação de um produto chamado Relights. "É como um tonalizante de aplicação rápida que não altera a cor, apenas realça o tom e as mechas já existentes."


Tanto para as ruivas quanto para as morenas, Giuliano recomenda uma revitalização caseira para reavivar a cor: "Reaplique tinta da cor utilizada, mas em vez de usar água oxigenada de volume alto, use uma de volume 10, para misturar com a tintura. Deixe agir por 15 minutos". Com a água oxigenada mais fraca, os fios vão receber a cor sem a agressão da descoloração.


No caso da tinta vermelha, outra opção é usar uma máscara hidratante no lugar da água oxigenada para fazer a mistura. 
Fonte: m de mulher 

Nenhum comentário:

Postar um comentário